Pés
Os pés são a sustentação do corpo e devem ser protegidos e bem cuidados.
Exposição ao Sol Proteção para os pés - Um dos principais pontos é não esquecer de aplicar protetor solar também nesta região que, geralmente, é esquecida. O uso de cremes hidratantes - que devolvem a umidade natural da pele - e de cremes esfoliantes - que ajudam a manter a pele macia - são alguns dos cuidados básicos a serem tomados. Musculatura dos Pés O fortalecimento da musculatura dos pés pode diminuir problemas como dores e inchaço. Uma boa opção para fortalecer e alongar esta musculatura é andar na ponta dos pés durante um minuto, diariamente. Outro meio para, além de trabalhar, relaxar este grupo muscular, é andar descalço. Alguns exercícios simples podem ser realizados até mesmo no local de trabalho, durante o expediente. Experimente tirar os sapatos e girar cada pé vinte vezes para a direita e vinte vezes para a esquerda. Uma boa opção para quem trabalha sentado pode ser um massageador de pés com apoio. Odores nos pés Lave os pés com água morna e sabonete antibacteriano, sem esquecer de secá-los muito bem entre os dedos - se preferir, use papel higiênico e até mesmo secador de cabelos para garantir o resultado - aplique desodorantes especiais para os pés e talcos fungicidas nos sapatos. Este é apenas o mais comum dos problemas que podem ser detectados em nossos pés. Pés Inchados Para melhorar a circulação sanguínea Banhos - alternar banhos de água quente (suportável) com banhos de água fria. Todos os dias - Deitar-se e colocar as pernas para cima por 15 minutos mais ou menos. Para tirar inchaço e cansaço das pernas - colocar os pé em uma bacia , com água morna e sal grosso. Um problema que o verão costuma trazer para algumas pessoas são os pés inchados. Faça o seguinte: banhe os pés com água morna e, depois, coloque-os na água fria. Enxugue-os levemente com uma toalha, sem esfregar. E, durante o dia, sempre que puder, coloque os pés em uma posição mais alta que o resto do corpo. Se mesmo após todos estes cuidados você chegar em casa, depois de um dia movimentado e cansativo, com os pés inchados e doloridos, experimente se deliciar com um simples escalda-pés. Ponha uma bacia com água quente e outra com água fria no chão e mergulhe os pés alternadamente por trinta segundos, começando e terminando com a água quente, quantas vezes achar necessário. Pés mais lisinho (esfoliante caseiro, fácil) Para suavizar e até mesmo eliminar a pele grossa nos pés, faça essa receita, repita a aplicação algumas vezes e verá o ótimo resultado. O sal remove as células mortas, e o óleo hidrata. Só não deixe o preparo muito tempo na pele: ele pode causar irritação.
1 colher de sopa de óleo de amêndoas 2 colheres de sopa de sal refinado Misture os dois e aplique sobre os pés com movimentos circulares, após o banho. Depois retire com água. Não use sal grosso.
Pés Secos Utilizar um desodorante, tônico e fresco. Sapatos A escolha do sapato também pode evitar que os pés fiquem doloridos e inchados. Prefira os modelos quadrados, evitando sandálias com tiras apertadas e sapatos de bico fino, que prejudicam a circulação. Os saltos também devem ser evitados, mas caso isso não seja possível, opte pelos saltos plataforma, que forçam menos a curvatura dos pés. Caso precise usar tênis, não esqueça das meias; prefira as mais macias e de algodão, pois absorvem melhor a transpiração.Os pés, quando presos em sapatos fechados, ficam vulneráveis ao acúmulo de umidade, o que facilita a proliferação de bactérias, de frieiras e do famoso mau-cheiro, o chulé. Para amenizar estes problemas, evite sapatos de sola plástica ou de borracha. Substituir a acetona
Unhas Claras Para deixar suas unhas bem claras, passe um algodão embebido em água oxigenada, depois de retirar o esmalte. O resultado é ótimo.
Kit básico de primeiros socorros Todos nós e, principalmente, quem possui crianças em casa, deve ter um "kit básico" de primeiros socorros. Este deve ser constituído por remédios e instrumentos simples que podem ser de grande ajuda em momentos de pequenas emergências.
Creme caseiro para
frieiras 1 cebola média Modo de fazer Bata a cebola no liquidificador, coe e separe o suco. Em seguida, misture bem a lanolina e o extrato de própolis. Acrescente o suco e mexa bem. Lave e seque bem os pés. Depois, aplique o creme entre os dedos antes de deitar. Use diariamente.
Banho de leite
1 litro de água Modo de fazer Ferva a água, retire do fogo e adicione o leite. Coloque em uma bacia a mistura. Deixe os pés de molho por 10 minutos. Seque bem e aplique o creme.
DEZ DICAS PARA OS PÉS!
Se você tem diabetes, seu pé necessita de cuidados delicados e carinhosos...
Para as pessoas que não protegem seus pés, o preço é caro: a cada ano por volta de 54.000 pessoas com diabetes sofrem amputações. Todavia, a maioria destas amputações resultam de danos pequenos que não foram tratados e se transformaram em úlceras. O que significa que as amputações poderiam ser evitadas.
Aqui estão algumas dicas para proteger seus pés:
Lave seus pés diariamente. Lave-os suavemente, mas lave-os de verdade. A água que cai do seu corpo enquanto está embaixo do chuveiro não pode ser considerada. Depois de lavá-los bem, enxugue-os gentilmente com uma toalha limpa, macia e absorvente. Não coloque loção entre os dedos. Converse com seu médico endocrinologista a respeito de quaisquer talcos ou outros produtos que esteja pensando em usar em seus pés, antes de usá-los.
Cheque seus pés diariamente. Cheque em cima, embaixo, os lados, e entre os dedos de cada pé. Se você tiver dificuldades para enxergar embaixo de seus pés, use um espelho. Se perceber algumas manchas vermelhas, feridas, machucados, erupções cutâneas, ou danos, telefone para seu médico imediatamente, mesmo que os danos pareçam pequenos. Não tente remover calos sozinho(a).
Faça exames regulares de sues pés quando for ao
médico. A Associação Americana de Diabetes – ADA – recomenda que toda pessoa com diabetes faça ao menos uma vez ao ano um exame nos pés, para identificar qualquer problema que possa desenvolver uma úlcera nos mesmos. O exame poderia incluir um teste para verificar presença de dano no nervo; uma análise da estrutura, mecânica e circulação do pé; e uma avaliação da integridade e saúde da pele.
Controle seu açúcar no sangue.
Alta taxa de açúcar no sangue pode causar neuropatia nos pés. Este dano ao nervo pode dificultar a sensação de desconforto ou dor quando seus pés estiverem com algum dano. Se você tem algum dano e não percebe, o mesmo pode se transformar em uma infecção, depois em uma úlcera, o que pode levar a uma amputação. Diversos estudos, incluindo Testes das Complicações e Controle da Diabetes, indicam que um bom controle do açúcar no sangue pode reduzir o risco e o progresso da neuropatia diabética em 40 a 60%.
Compre sapatos com muito cuidado.
Seus sapatos devem ser suficientemente longos, largos, e fundos para cobrir seus pés sem friccioná-los ou apertá-los. Eles devem ser confortáveis do momento que você os vestir e não necessitar tirá-los no “meio do caminho”. Compre sapatos no fim do dia, quando seus pés estão menos inchados, e use as mesmas meias que você planeja usar com os sapatos. Meias volumosas necessitam de sapatos maiores.
Peça ao seu médico uma prescrição para o calçado.
Diversas condições precisam de uma prescrição de seu médico: deformidades dos pés, um histórico de úlcera nos pés, amputação anterior, doença vascular severa nos pés, danos nos nervos com calosidades, e pés insensíveis.
Antes de vestir seus sapatos verifique dentro dos
mesmos. Alguma coisa pode ter caído ou “rastejado” para dentro deles quando você não estava olhando. Verifique sempre dentro dos sapatos se não há pedaços perdidos direto da fábrica ou couro que pode friccionar seu pé. Descarte sapatos que mostram sinais de desgaste.
Use meias limpas. Troque suas meias diariamente. Tenha certeza que sejam macias e que não dobram quando as coloca. Algumas pessoas com diabetes preferem meias sem costura, mas meias lisas, discretas, e costuras suaves que são boas também. Evite meias com costuras grandes.
Tenha cuidado com os elementos. Se você participa de esportes em temperaturas extremas, converse com seu médico maneiras de manter seus pés aquecidos no inverno e frio e seco no verão. Converse com seu médico antes de usar aquecimento para os dedos para esportes ao ar livre. Embora você não queira ter uma ulceração, aquecedor de dedos, se usados inadequadamente podem causar queimaduras, e se você não consegue sentir o dano, o prejuízo será severo. Não use mantas elétricas ou objetos quentes ou frios sobre seus pés sem antes conversar com seu médico. Nunca ande descalço. Nem mesmo na praia ou piscina. Nem mesmo na água. Use sandálias na praia, e sapatos de natação na água.Fonte: Terri Kordella – Editor Associado do Diabetes Forecast. |