ALGUMAS CAUSAS DOS GRANDES SOFRIMENTOS DOS HOMENS
ABORTO
é a quinta causa da mortalidade feminina no Brasil(1993). Mais morrem as mulheres carentes.
ACIDENTE DE TRABALHO
Brasil é considerado o país campeão do mundo em que ocorre o maior número de acidentes de trabalho em relação ao número total de trabalhadores, sendo a construção civil a atividade mais afetada. Causa: o desprezo do patrão pelo trabalhador e a ganância do rico.
ALCOOLISMO
Depois do câncer e doenças do coração, a doença do alcoolismo vem como terceira causa de morte.
DROGA
A atual crise de identidade cultural, a crônica incapacidade dos governos de solucionar os problemas sociais, a desestruturação familiar e certa decadência da religião são algumas das causas do uso patológico das drogas.
SUBNUTRIÇÃO
A pobreza, responsável pela falta de alimentos, é a principal causa da fraqueza. Principal causa da mortalidade infantil. “Mais de trinta milhões de brasileiros passam fome. Quase 70% da população não se alimenta suficientemente para ter saúde(1993).”7 Essa massa faminta se formou nos últimos 15 anos e é resultado de uma constante recessão e da falta de políticas públicas.
POLUIÇÃO
Assunto ligado à saúde pública.
VERMINOSE
Muito comum no Brasil e causado pela falta de higiene e de saneamento básico, pela miséria e desinformação do povo.
CAUSAS APONTADAS PELO POVO
AGOURO (AGOIRO)
Diversas coisas são proibidas por agourar a mãe.
SOPRO
Soprar no pó é sinônimo de feitiço. Dizem: As coisas da macumba vem pelo ar.
URUCUBACA, ENCANTAMENTO, COISA FEITA e FEITIÇO e FÓRMULAS MÁGICAS
Obra de fada, bruxo ou feiticeiro. Por sua ação mágica e seu poder sobrenatural, um monstro pode ser um príncipe encantado.
MANDAR O
mal que nos aflige pode ser um mal mandado.
PRAGA
Rogar praga pode causar uma doença ou o atraso.
MAU-OLHADO ou OLHO RUIM
Energia negativa que faz o outro adoecer de quebranto principalmente crianças.
FUMAÇA
Trabalho feito pelo mestre do catimbó. Fumaça às direitas indica todo o trabalho para o bem, cura de doença, conselho, desmanche de feitiço, oração de proteção. Fumaça às esquerdas é o trabalho para o mal, desmanchar casamento, causar doença, atrapalhar negócios.
ESPÍRITO MAU e ENCOSTO
Causa: um espírito mau e os vermes de doentes, possessos de demônio ou encosto. Precisa de exorcismo.
VONTADE DE DEUS ou Castigo.
Pode ser obra de algum santo maligno, quando o povo não cumpre a promessa feita.
OMOLU ou OMULU
Na Bahia, o “orixá da peste e da bexiga” tem o título de médico dos pobres, mas pode assustar os humanos. Na umbanda, Omolu é divindade da lepra e da peste.
OSSÁIN ou OSSÃE
O orixá, senhor das folhas medicinais e rituais, também as venenosas.
LUA NOVA
A lua pode endoidar e influencia a menstruação das mulheres.
SOL
As orações contra dor de cabeça pretendem tirar o sol da cabeça.
AR BRABO, MAU AR e MAL-DE-VENTO-EXCOMUNGADO
O mesmo que ar brabo, ar estupor, moléstia do tempo. Cortam o vento colocando uma tesoura aberta, isto é em forma de cruz. Poderia trazer coisa ruim(doença, coisa mandada).
CALOR DO FOGO
Os que lidam com o calor do fogo correm o risco de pegar uma constipação quando ao mesmo tempo se expõe ao frio da chuva ou do vento. É uma espécie de derrame cerebral ou congestão. Também chamado ar-estupor.
MOSCAS e MOSQUITOS
causam bicheira, dengue, malária.
CAUSAS DA CEGUEIRA:
catarata, glaucoma, varíola, sarampo, diabete.
VENENO:
Cobreiro vem de aranha, lagartixa, sapo e todos os animais que tem peçonha. Picada de cobra.
BACILOS:
causam cólera e hanseníase.
MICRÓBIOS:
causam a doença de chagas. O termo moderno entrou numa oração da tradição oral contra dor de dente: Santa Apolônia, que por amor de Jesus fostes martirizada, dizei comigo estas palavras, fazendo comigo o sinal da cruz sobre o lugar dolorido. † Por minha ordem afasta-te, mal. † Se for uma gota de sangue, secará. † Se for um verme ou micróbio, morrerá. Assim seja. Rezar um Creio em Deus Pai.8
PARASITAS
causa a esquistossomose.
VERMES
causam dor de dente.
ARROTO DA CRIANÇA NO PEITO DA MÃE
deixa o peito arruinado. Duas formas de oração ligadas às curas:
- A oferta do ex-voto, objeto de cera, madeira, prata e outros materiais, em forma de cabeça, perna, peito e outras partes do corpo humano: ou então, muletas, pinturas, fotografias, miniaturas, para pedir e agradecer curas, proteção divina em perigos, graças alcançadas ou outra experiência religiosa. Os ex-votos ou ‘milagres’ são deixados em santuários de romaria.
OUTRAS CAUSAS
OS HUMORES DO CORPO:
Segundo as antigas teorias dos humores do corpo, o desequilíbrio dos fluidos causava doença. As doenças podem ter três causas. A primeira depende da vontade humana: alimentação, tipo de trabalho, descanso, relações. A segunda está no clima, mudança de temperatura, ventos, estação do ano. A terceira consiste em fatores hereditários. Em caso de doença, supõe-se que todo homem possui uma força curadora que promove o equilíbrio dos humores.
QUATRO ELEMENTOS:
Terra, água, ar e fogo. O antigo livro do "Lunário Perpétuo"9 elabora as ligações entre os quatro elementos, as quatro estações, as qualidades: quente,frio, seco e úmido, e os quatro humores: sangue, fleuma, melancolia e cólera. Para entender a cultura popular precisamos lembrar-nos sempre dos quatro elementos e da influência cósmica. A doença (a dor) é soprada; dor e febre (calor) são mandados para a água: o fundo do mar, para tirar o sol da cabeça põe-se uma garrafa d’água na cabeça, em nome de Deus. Os quatro elementos aparecem nas orações populares contra queimaduras.
RESUMINDO E RETOCANDO AS CAUSAS
Mesmo não separando vida e religião(profano e sagrado), o povo sabe muito bem a diferença entre remédio e reza.
- Uma esconjuração ou um exorcismo visa afastar um espírito mau, o demônio, um encosto ou alguma outra causa espiritual.
- Outras orações pedem a Deus e aos santos para os remédios funcionar, ou para mostrar misericórdia e abrandar um castigo.
- Apertar, puxar, endireitar servem para pôr um osso rendido, uma espinhela caída ou uma arca no seu devido lugar.
- Fazer sangria, dar purgante, banhar podem buscar o equilíbrio dos humores do corpo.
- Simpatias e amuletos tentam atrair as influências favoráveis do elemento mineral, vegetal, animal e mesmo cósmico.
- Plantas medicinais corrigem o mau funcionamento algum órgão do corpo. Antibióticos eliminam bacilos e micróbios, segundo o povo.
- Em muitas doenças, as causas e os remédios são vários. A bênção juntamente com o remédio visam salvar o doente como um todo.
Fonte: desconhecida
Voltar |